Câncer de Fígado

Câncer de Fígado

Tese de Doutorado, defendida pelo Dr Marcel Autran Cesar Machado, sobre cancer de figado e seu tratamento

Carcinoma hepatocelular. Resultados da hepatectomia parcial e análise dos fatores prognósticos. São Paulo, 1999. 152 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo. Clique aqui para baixar o pdf Doutorado-cancer-de-figado-tratamento (pdf 933 Kb)

Clique abaixo para abrir vídeo editado – cirurgia de fígado laparoscópica no tratamento do carcinoma hepatocelular em paciente com cirrose hepática – narração em português.

Resumo da Tese

O carcinoma hepatocelular é um dos tumores mais freqüentes do aparelho digestivo. Entre 1974 e 1995, 126 pacientes foram submetidos a ressecção hepática por este motivo. Os prontuários foram retrospectivamente estudados para determinar os fatores prognósticos da mortalidade operatória, recidiva tumoral e sobrevida tardia. Foi realizada análise estatística uni e multivariada. A mortalidade global foi de 11,1% e a morbidade foi de 31,7%. O índice de ressecabilidade foi de 60,8%. As complicações precoces e a mortalidade operatória estiveram mais freqüentemente associadas à insuficiência hepática. Os pacientes com maior tempo de isquemia hepática, menor reserva funcional hepática e operados no período entre 1974 e 1986 apresentaram maior risco de mortalidade operatória. Os doentes com níveis séricos elevados de alfa-fetoproteína e margem cirúrgica inferior a 1 cm apresentaram maior recidiva tumoral e menor sobrevida tardia. A sobrevida tardia também foi menor em pacientes que apresentavam sintomas no momento do diagnóstico, naqueles com mais de três nódulos tumorais, com classificação de Okuda 2 e 3, que necessitaram de ressecção de três ou mais segmentos hepáticos ou em pacientes que tiveram isquemia hepática prolongada. Concluiu-se que a detecção precoce e a avaliação pré-operatória da reserva funcional hepática contribuíram na melhoria dos resultados cirúrgicos.

3 Responses to “Câncer de Fígado”


  1. 1 leticia ludolf 5 de junho de 2011 às 16:37

    Meu marido é portador de tres tumores no figado.Um tem nove, oito e sete cm respectiva/Ja fizemos tres quimioembolizações e a ultima foi agora em 24 de maio.Ele tem apresentado uma ascite que vem diminuindo com o uso de diureticos…Tem possibilidade de cura?????

    • 2 mmautran 12 de agosto de 2011 às 13:51

      Cara Letícia, o tratamento dos tumores de fígado independe do número e tamanho dos tumores. Para poder realizar um tratamento com intuito curativo do câncer de fígado ou das metástases hepáticas existem alguns pré-requisitos que norteiam a cirurgia de fígado. Primeiro, doença restrita ao fígado, fígado normal (não cirrótico), volume de fígado remanescente (após uma futura retirada de tumores) de no mínimo 30%. No caso do fígado cirrótico, a função deve estar preservada e a retirada não pode ultrapassar 50% (aproximadamente) do contrário existe risco de disfunção hepática irreversível. Não tenho todos os dados do seu marido, mas imagino, pela ascite que ele deva ter cirrose hepática com função alterada ou a ascite pode ser decorrente de disseminação da doença para o peritônio. Em ambas situações, a cirurgia do fígado estaria contra-indicada no presente momento. Para saber mais sobre carcinoma hepatocelular (câncer primário do fígado) acesse https://cirurgiadefigado.com/2011/01/10/carcinoma-hepatocelular/.
      Atenciosamente, Dr. Marcel Autran Cesar Machado

  2. 3 Jackson 24 de fevereiro de 2012 às 23:33

    Meu Pai apresentou cancer no intestino grosso com metastase no figado, já operou e está se recuperando desta operação, agora precisa tratar o figado que apresentou um nódulo de 8,5 cm, outro de aproximadamente 5cm, e outros pequenos,…………..qual o procedimento deve ser tomado,………….os tumores ficam no lado superior esquerdo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: