Cirurgia de Fígado sem Cicatriz. Técnica de laparoscopia com portal único

Cirurgia do Figado. Hepatectomia por videolaparoscopia. Cirurgia com Portal Único. Cirurgia Anatômica. Câncer de Fígado

Dr Marcel Autran Cesar Machado, Professor Livre-docente de Cirurgia da USP e médico do Hospital Sírio Libanês publica trabalho onde

Cirurgia do Figado. Hepatectomia por videolaparoscopia. Técnica com Portal Único. Cirurgia Anatômica. Câncer de Fígado

Dr Marcel Autran Cesar Machado, Professor Livre-docente de Cirurgia da USP e médico do Hospital Sírio Libanês publica trabalho onde mostra sua técnica pessoal de cirurgia de fígado com portal único. Este tipo de cirurgia está indicado em casos selecionados e proporciona o mesmo resultado da cirurgia laaproscópica porém com menos dor e resultado estático excelente, uma vez que ela é realizada por meio de uma incisão única na cicatriz umbilical (umbigo).

Palavras-chave: Cirurgia de figado. Hepatectomia Laparoscópica. Câncer do fígado.  Tratamento do Câncer. Portal Único.

Hepatectomia laparoscópica com portal único: Experiência pioneira no Brasil

Machado MA, Surjan RC, Makdissi FF

Arq Bras Cir Dig 2013;26(2):144-146

Clique aqui para baixar pdf (171 KB) Hepatectomia-laparoscopica-com-portal-unico

Resumo do artigo:

Introdução: Na última década, a cirurgia laparoscópica evoluiu e hoje produz menor trauma graças à redução do número e tamanho dos trocárteres. Recentemente nova técnica com uso de portal único foi descrita.

Objetivo: Descrever os detalhes de uma segmentectomia lateral esquerda (segmentos 2 e 3) laparoscópica com portal único.

Métodos: Portal único com cobertura de gel é introduzido por meio de incisão de 3 cm periumbilical. O procedimento inicia-se com exploração da cavidade com laparoscópio e exame ultra-sonográfico do fígado. É realizado Acesso intra-hepático ao pedículo Glissoniano dos segmentos 2 e 3. O pedículo é seccionado com grampeador com carga vascular. O fígado é seccionado com bisturi harmônico e a veia hepática esquerda é dividida com grampeador. A peça é retirada pelo portal único. A cavidade é revista mas não é deixado dreno.

Conclusão: Segmentectomia lateral esquerda laparoscópica com portal único é procedimento seguro desde que realizado em centros especializados e por equipes com experiência em cirurgia hepática e laparoscopia avançada.

 

3 Responses to “Cirurgia de Fígado sem Cicatriz. Técnica de laparoscopia com portal único”


  1. 1 Judite Cunha 6 de junho de 2014 às 8:58

    Bom dia Doutor!
    Sou uma mulher de 37 anos e há 10m dias +ou- foi-me diagnosticado um um pequeno quisto de 9mm mas sobretudo um hemangioma cavernoso de 8,7 cm no fígado da parte exterior através de ECO aos rins e depois de TAC ao fígado com contraste. O médico aconselhou vigilância daqui há 6 meses…o que pode acontecer a partir de agora? O hemangioma pode crescer e qual a solução, se é que há?! Se fosse o Doutor a tratar-me o que me diria ou faria? Aguardo anciosamente pela sua resposta. Muito obrigado desde já pela atenção. Judite C.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: