Cirurgia do Figado

Prof. Dr. Marcel Autran Cesar Machado,  médico do Hospital Sírio Libanês e Professor Livre-Docente de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, disponibiliza abaixo alguns vídeos editados de cirurgia de fígado.

Para assistir clique no vídeo.

Metástases hepáticas múltiplas. Inicialmente tido como inoperável. Cirurgia de ALPPS. Vídeo em HD com legenda em português.

Cirurgia de colangiocarcinoma hilar. Tumor de Klatskin. Operação de Neuhaus com ressecção da veia porta. Vídeo em HD

Hepatectomia Esquerda por videolaparoscopia. Metástase hepática.

Bi-segmentectomia 7-8 associada a bi-segmentectomia 2-3 em tempo único por videolaparoscopia no tratamento de metástases coloretais.

Hepatectomia Central por Videolaparoscopia – Mesohepatectomia com Acesso Glissoniano. Narração em inglês.

Hepatectomia em 2 tempos por videolaparoscopia. 1 tempo – enucleação à esquerda e ligadura da veia porta. 2 tempo – hepatectomia direita com acesso Glissoniano. Narração em inglês.

Trissegmentectomia hepática direita por vídeo – locução em português.

Hepatectomia direita por vídeo – locução em inglês

Bisegmentectomia 5-8, convencional – locução em inglês

Hepatectomia direita em cirrótico, convencional – locução em inglês

Bi-segmentectomia laparoscópica 2-3 em fígado cirrótico – carcinoma hepatocelular – narração em português

Segmentectomia do 6 com acesso Glissoniano – cirrótico

7 Responses to “Videos Editados”


  1. 1 mmautran 12 de agosto de 2011 às 14:35

    Se você gostou de algum vídeo, se tem alguma dúvida ou crítica, me mande uma mensagem através do meu email: dr@drmarcel.com.br

  2. 2 jadma dias 2 de janeiro de 2014 às 15:46

    Dr. gostaria de saber, tudo que eu como me faz mal e meu estômago fica muito inchado será fígado? obg e aguardo, RESPOSTA abraço Jadma!!

    • 3 mmautran 9 de fevereiro de 2014 às 22:31

      Caro Jadma, existe muita confusão sobre estômago e fígado. Quando você come e se sente mal, provavelmente está com alguma alteração no estômago como gastrite ou mesmo úlcera. Uma endoscopia digestiva alta pode esclarecer o teu problema e uma visita ao teu médico lhe fará bem. Att. Dr. Marcel

  3. 4 joão reis 23 de março de 2014 às 20:41

    Dr. o meu problema é o cancro do colon rectal com metástases no fígado a maior com 5 cm já fiz 7 sessões de quimioterapia e acabei de fazer uma tac na qual se verificou que reduziu de 5cm para 2,2 cm agora eles vão querer fazer cirurgia a minha pergunta é se vai ser mesmo necessário operar ou se fizesse mais umas sessões de quimio desaparecia, e já agora o tumor primário tinha inicialmente 2,5cm e situa-se a 25 cm do recto agradeço resposta.

    • 5 mmautran 6 de abril de 2014 às 12:37

      Caro João, o tratamento das metástases hepáticas exclusivamente com quimioterapia diminui a chance de cura, mesmo com resposta importante, como aconteceu no seu caso. A cirurgia, em conjunto com a quimioterapia, é o tratamento ideal. Cirurgia ou quimioterapia isoladamente reduz muito a vossa chance de cura e sobrevida a longo prazo. Fique tranquilo, se estiveres com boa equipe e em bom hospital não há nada a temer. Existe um risco inerente a qualquer procedimento cirúrgico mas vale a pena correr este risco pois o benefício suplanta este risco. Boa sorte.


  1. 1 Bem vindo ao site do Dr Marcel Autran Cesar Machado « Cirurgia de Fígado Trackback em 8 de janeiro de 2011 às 13:59
  2. 2 Tratamento de metástases hepáticas bilaterais em tempo único e por videolaparoscopia « Cirurgia de Fígado Trackback em 12 de agosto de 2011 às 14:33

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: